Tradutor

domingo, 24 de março de 2013

Vírus


Estrutura, Reprodução e Doenças.

Os Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") não estão incluídos em nenhum dos cinco reinos devido as suas características particulares. pelo fato de serem acelulares, ou seja, não são formados por células, muitos autores não os consideram como seres vivos.

Sua estrutura é muito simples são formados por dois componentes principais: a parte central, onde se encontra o material genético viral, que pode ser DNA ou RNA, associado a uma capa proteica chamada capsídio.

Por não serem formados por células e não possuírem organelas celulares que lhes permitem a realização das atividades de um ser vivo, os vírus para conseguirem sobreviver devem obrigatoriamente parasitar as células de diversos organismos, sendo por isso chamados de parasita intracelular obrigatório.

Geralmente, o termo vírus faz referência ao processo de instalação/infecção em organismos eucariontes (que possuem material genético envolvido por membrana nuclear) enquanto o termo bacteriófago, é designado aos vírus que se instalam em procariotos (organismos que não possuem membrana nuclear envolvendo o material genético da célula: bactérias).


Nessa figura abaixo mostra a estrutura de um vírus bacteriófago:
Imagem PostadaImagem Postada

Durante a replicação os vírus produzem novas cópias de si mesmos. Essa replicação só ocorre dentro de outras célula viva.O vírus fixa-se na membrana celular e injeta seu material genérico no interior da célula. O material genérico celular é destruído e o DNA viral se multiplica, com isso proteínas necessárias para formação de novas cápsulas virais são produzidos e montadas no interior da célula hospedeira, assim novos vírus são formados.

Atualmente foram identificadas aproximadamente 3.600 espécies, que podem infectar bactérias, plantas e animais, bem como se instalar e causar doenças ao homem. Cada doença com particularidades quanto ao modo de transmissão, características da infecção e medidas profiláticas.

As doenças viróticas que mais acometem o organismo humano são as seguintes: Gripe, Catapora ou Varicela, Caxumba, Dengue, Febre Amarela, Hepatite, Rubéola, Sarampo, Varíola, Herpes simples e Raiva.


Karen Alves e Krukemberghe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário