Tradutor

domingo, 24 de março de 2013

Exercícios para Praticar

Aqui estão alguns exercícios retirados do livro Biologia Hoje, na página 39. Caso haja dúvidas, selecione com o mouse as respostas, que estarão abaixo das perguntas.


1. Vários microrganismos patogênicos podem ser cultivados em laboratório, em condições especiais deominadas "meio de cultura", isto é, um meio (sólido ou líquido) contendo os nutrientes (açúcares, gordura, proteínas, etc.) adequados ao microrganismo, que se multiplica e pode ser estudado. Por que essa técnica não funciona com o vírus? Explique.

          Porque o vírus não tem metabolismo próprio. Ele só se reproduz e sobrevive dentro de uma célula hospedeira, não podendo ser cultivado da mesma forma de uma bactéria.


2. O gráfico a seguir indica a variação ao longo do tempo da concentração de  HIV e linfócitos T4 no sangue de uma pessoa infectada pelo vírus.















a) Como estão as concentrações dos vírus e linfócitos oito anos após a infecção?

          O vírus é maioria absoluta em relação aos linfócitos.


b) Por que, nesse momento, há maior risco de se contrair infecções oportunistas?

          Pelo baixo número de linfócitos, o sistema imunológico está comprometido e não consegue lutar contra bactérias que vivem no próprio organismo.


3. Um grupo de bactérias foi infectado com bacteriófagos cujas proteínas da cápsula estavam marcadas com enxofre radioativo. Outro grupo foi infectado com bacteriófagos cujo DNA foi marcado com fósforo radioativo. Em qual dos dois grupos foi encontrada radioatividade no interiror das bactérias? Justifique sua resposta.

          O grupo 2, pois o DNA da bactéria foi afetado pela radiação. Nem sempre as proteínas afetadas causam mudanças na bactéria.


4. Que fato explica tanto a dificuldade de se conseguir produzir uma vacina contra o HIV como a necessidade de se repetir a vacinação contra a gripe todos os anos?

          O fato de o vírus sofrer mutações rápidas, que dificulta a criação de uma vacina específica.


5. Há muitos tipos de viroses e muitas formas de transmissão dos agentes infecciosos ( vírus). Algumas delas, pórem, podem ser combatidas evitando-se o acúmulo de água em vasos de plantas, latas, pneus, etc. Das viroses que você conhece, quais apresentam essa particularidade? Explique.

          A Dengue e a Febre Amarela, já que o vetor se reproduz em locais e objetos com água parada.


6. Ao saber pelo professor do surgimento de vários casos de uma nova virose ( virose emergente ), um estudande disse que os cientistas deveriam procurar desenvolver novos antibióticos para combatê-la. Seu colega, porém, acha que deveriam ser pesquizados vacinas, soros e substâncias capazes de atacar o ácido nucleico do novo vírus. Com qual das duas propostas você concorda? Por que?

          Com a segunda. A criação de vacinas irá prevenir que novas pessoas sejam infectadas e irá ajudar as já infectadas a combaterem o vírus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário