Tradutor

domingo, 24 de março de 2013

Reino Monera


Foi descoberto em 1670 ( séc. XVII ) por Antonie von Leeuwenhock. Os organismos procariontes incluem as bactérias, as cianobactérias e as arqueas. No sistema dos cinco reinos, fazem parte do reino Monera.

Várias espécies de bactérias são parasitas e provocam doenças. A maioria porém, é inofensiva para o ser humano, vivendo na pele e no sistema digestório. Pode-se dizer que, sem bactérias, talvez, a vida na Terra não se mantivesse. Além de, provavelmente, terem sido os primeiros seres vivos do planeta, elas promovem, com os fungos, a reciclagem da matéria da natureza.


Fisiologia das Bactérias:
As bactérias são os menores organismos do planeta (se não considerarmos os vírus). Quase todas as bactérias possuem parede celular, que envolve a membrana plasmática. No citoplasma há apenas DNA, ribossomos e grãos de glicogênio. O DNA tem forma circular e não está ligado a proteínas, como nos eucariontes.


Muitas bactérias possuem flagelos, filamentos longos usados para locomoção. Além dos flagelos, pode haver filamentos de citoplasma, os pelos ou fímbrias, que atuam na conjugação (troca de material genético entre duas bactérias) e ajudam na adesão da bactéria às células do hospedeiro, facilitando a infecção.

A principal forma de reprodução é assexuada, por divisão binaria ou bipartição: a célula aumenta de tamanho e o DNA se duplica; em seguida, a célula se divide, ficando uma cópia do DNA para cada célula-filha.


Morfologia:
CocosBactérias esféricas.
EspirilosBactérias espiraladas
BacilosBactérias em forma de bastão.
Vibriões: Bactérias em vírgula. Muitas possuem flagelos que permitem a locomoção.

Tipos de Bactérias na imagem acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário