Tradutor

domingo, 24 de março de 2013

Evolução e Classificação


Biological classification L Pengo vflip-pt.svg
Classificação científica;
Imagem acima.

As primeiras tentativas de classificar os seres foram feitas por Aristóteles, que organizou em três grandes reinos: Mineral, Vegetal e Animal. Ele acreditava que fazia com que os animais se movessem fosse o que ele chamou de Ânima, era por isso que as pedras, por exemplo não se moviam. Elas não possuíam ânima.

Em 1775 Carolus Linnaeus ( Karl von Linné ) criou a forma de organização usada até hoje, inspirada em Aristóteles, a organização morfológica. Willi Hennig também criou seu próprio método de organização. Nele os seres eram classificados por seu comportamento/reação a diferentes situações.
         
Algumas regras de nomenclatura devem ser observadas:
  •  Nome binomial : Gênero e espécie.
  •  Gênero - Inicial maiúscula 
  •  Espécie - Inicial minúscula
  • O nome deve ser em Latim ou Latinizado.
  • Quando manuscrito, deve ser sublinhado, quando digitado, em itálico.

Conceito de Espécie:

Podem ser dois os tipos de evolução: a evolução linear, onde a variação genética se acumula, e a espécie evolui como um todo. O cavalo é um exemplo desse tipo de evolução; e a evolução pontuada por clados (ramos) em que, a partir de um ancestral em comum, diferentes espécies surgem, se diferenciando cada vez mais. Os próprios humanos podem ser tidos com um exemplo, tendo um ancestral em comum com os macacos, mas tomando um caminho diferente deles em algum ponto da linha evolutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário